QUANDO O CONHECIMENTO RETARDA A MINHA MENTE
(Cláudio Aguiar)
Não sei dizer se este seria o título ideal para este meu pensamento. Mas, a cada dia que passa estou tendo a certeza de que não estou errado ao pensar desta maneira.
Todo homem (refiro-me a humanidade) ele não nasce vazio como muitos pensam, na medida em que ele vai interagindo com o outro, com o meio, ele vai aperfeiçoando ou não o que ele já traz com ele. E o conhecimento é uma dessas coisas, prova disso é quando ela é manifestada através das artes, da criatividade que cada um tem em construir algo sem nunca ter tomado um curso de aperfeiçoamento na vida, para o desenvolvimento de tal coisa.
Isso se denomina de dons e talentos que cada pessoa tem. Porém, para que esses mesmos dons e talentos sejam aperfeiçoados se faz necessário a junção dos mesmos com o conhecimento técnico e científico para que aumente o nível intelectual da pessoa referente ao seu dom. E aí começa o retardo mental em algumas pessoas.
Como diz o velho ditado: "Quer conhecer o homem dê poder a ele". Algumas pessoas quando chegam num certo nível intelectual avançado começam a tornar-se soberbos, intolerantes, egoístas, começam a criar um mundinho onde pessoa iguais a eles podem viver, o mundinho dos retardados mental.
Falar besteirol, contar piadas (QUE NÃO VENHAM AGREDIR O OUTRO) também é função de uma mente criativa, só pessoas inteligentes são capazes de construí-las e externá-las. Porém, o meu nível de conhecimento não permite isso, tenho nível superior não posso ter essa postura! Há que se dane meu nível superior! O que eu não posso é viver aprisionado num falso moralismo, criando um câncer dentro de mim por não ter expressado os meus sentimentos, as minhas piadas, os meus besteiróis como assim muitos as definem! Eu sou LIVRE! Deus mim fez LIVRE! As escolhas são minhas, os pensamentos são meus e eu os externos onde e quando mim der vontade. Eu quero é viver, mesmo sonhando, eu quero é viver. E dormir com o coração regozijado, sem correr o risco de dar um infarto por ter conseguido arrancar um sorriso de algumas pessoas que tiveram um dia todo ou pela metade amargo e que acabaram dando um lindo sorriso com o meu besteirol.
Quando mim perguntam o que é ser inteligente, sempre respondo que: Ser inteligente é não deixar que o conhecimento humanístico retarde a sua mente.
Uma pessoa inteligente rí, brinca, fala coisas "inteligentes", conta piadas, sempre estão com os amigos, com a pessoa amada. Uma pessoa inteligente cuida da vida espiritual e do físico. Faz do conhecimento científico alimento para o seu crescimento pessoal e profissional e não seu amuleto da sorte, da sua própria ignorância contribuindo para a exclusão social.
Ser inteligente é ser mais do que você já é sem perder a essência de ser você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário