Livre para educar!
“A forma como utilizamos o computador é que vai dizer se ele é ou não também um instrumento educacional.”
Ana Gleide Freitas
Podemos perceber que a educação brasileira desde a sua formação vem passando por um grande processo de transformação. Hoje, em pleno século XXI, o mundo se encontra praticamente quase todo informatizado. Assim não poderia ser diferente na educação. O fato é que podemos perder a oportunidade de avançar na perspectiva de uma nova evolução social, em cujas bases estão às concepções interacionistas, formuladas pelos grandes mestres da humanidade. Podemos, com isso, também afirmar que a verdadeira evolução educacional se faz necessária. Com a adoção do Software Livre na educação brasileira, as escolas vêm trazendo um novo conceito de aprendizagem, onde o educando passa a ser inserido no mundo digital e também desenvolve um trabalho social, no qual aprende expressar e compartilhar suas idéias com o outro, alimentando assim o espírito de cooperatividade.
E o que é Software Livre?
Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, redistribuído sem nenhuma restrição, onde o usuário pode modificá-lo, adaptá-lo de acordo com a sua necessidade. O Software Livre foi criado por Richard Matthew Stallman, com intenção de produzir um sistema operacional completo e livre. Para um software ser considerado livre é necessário que ele atenda os quatro tipos de liberdades definida pela Free Software Foundation (Fundação responsável pela criação do Software Livre). Essas liberdades são:
1ª A Liberdade para executar o programa para qualquer propósito;
2ª A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-los para as suas necessidades;
3ª A liberdade de redistribuir, inclusive de vender cópias de modo que você possa ajudar o próximo;
4ª A liberdade de modificar o programa e liberar essas modificações de modo que toda humanidade se beneficie.
Esse software vem sendo utilizado pelas instituições de ensino, pelo fato da inovação pedagógica e pelo seu caráter econômico e também pelo seu livre acesso. Vale ressaltar que o professor que não sabe avaliar e escolher um software, será considerado analfabeto digital. Como associar um rico conteúdo didático a um programa que ensine e divirta ao mesmo tempo? O bom professor ensina de modo que o aluno não percebe que está estudando. Crianças basicamente gostam de explorar, de ser desafiada, de desenhar, de objetos que se movam, de música, de sons engraçados, de fantasiar as coisas, de animais engraçados, de ver o que as outras crianças estão fazendo, de ensinar a outras crianças e um bom educador deve está atento a todas essas coisas. E o Software Livre para o conhecimento de poucos disponibiliza todos esses mecanismos de aprendizagem. Com base na teoria da Libertação de Paulo Freire, podemos concluir que assim como sua teoria é o futuro da pedagogia, o Software Livre é o futuro que já se faz presente na informática Educativa, pois o futuro exige liberdade de pensamento, liberdade de expressão, liberdade de raças e também liberdade tecnológica educacional.
Artigo produzido por: Ana Gleide Freitas, Caroline Pita e Cláudio Aguiar
Referência: WWW.wikipedia.com.br/softwarelivre
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